Sutra, em sânscrito é um substantivo que significa costurar.
No Budismo o termo “Sutra” se refere de forma geral as escrituras canônicas (canonização é um conjunto de regras sobre um determinado assunto de forma sistematizada) que são tratadas como registros dos ensinamentos orais do Buda Gautama. Os Sutras desempenham um papel importante em todas as escolas budistas.
O “Sutra do Lótus” tradição fundada e nomeada por Nichiren (1.222 – 1.282), grande professor, reformador e sacerdote que submisso a Shakyamuni, restaurou o budismo como uma prática para as pessoas comuns. Os sutras explicam a essência de uma vida humana a qual faz parte da vida cósmica. Em conjunto eles revelam uma filosofia completa de vida. O Budismo visa iluminar cada detalhe da vida de todas as coisas do universo – vidas que continuam do passado infinito ao futuro eterno.
Através da constatação de que o Sutra do Lótus foi o ponto culminante dos ensinamentos do Buda Shakyamuni enfatizou o ensinamento a partir de um ponto absoluto, tendo como cânone principal o Sutra do Lótus e como principal prática a recitação do Daimoku, uma vez que os ensinamentos anteriores proferidos pelo Buda Shakyamuni teriam sido em caráter provisório de acordo com a capacidade dos ouvintes.
Dessa forma Nichiren propôs a recitação do mantra “Namu Myôhô Rengue Kyô” (Eu me integro ao Sutra do maravilhoso ensinamento), como fórmula devocional para se chegar à iluminação espiritual.
O Sutra de Lótus integra todas as verdades parciais em um todo perfeito e representa a essência e o conjunto do sistema da Filosofia Budista. Explica a vida tanto como um todo e também nos seus mínimos detalhes. Devido a essa combinação de amplitude e detalhes, o Sutra de Lótus elucida com êxito a energia fundamental da vida - a energia vital que nutre a sabedoria inata em todas as vidas humanas e dá expressão à força da benevolência que emana no seu íntimo. O Sutra de Lótus explica o potencial infinito da vida através de parábolas e descrições de acontecimentos surpreendentes. Shakyamuni achou melhor descrever a iluminação que ele atingira e ensinou-a através de descrições da Cerimônia do Sutra de Lótus.
Por essas razões o Sutra de Lótus é denominado como o auge, o ápice dos seus ensinos
Nenhum comentário:
Postar um comentário